04 agosto, 2012

Review: Batman - The Dark Knight Rises

O segundo filme mais aguardado do ano para muitos, ficou como segundo mesmo, após 8 anos de paz em Gotham a cidade necessita novamente de alguém para salva-la desde o desaparecimento do "vilão" de Gotham: Batman.

Já faz oito anos que Batman (Christian Bale) desapareceu, transformando-se de herói em fugitivo. Assumindo a culpa pela morte do promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart), o Cavaleiro das Trevas sacrificou tudo por aquilo que ele e o Comissário Gordon (Gary Oldman) acreditavam ser o bem maior. Por um tempo, a mentira funcionou e a atividade criminal da cidade de Gotham foi esmagada pelo peso da lei com o Ato Anti-Criminal Dent. Mas a aparição de Bane (Tom Hardy), um terrorista mascarado que tira Bruce de seu exílio auto-imposto, muda tudo. Mas ainda que use seu capa e máscara novamente, Batman pode não ser páreo para Bane.

Podendo ter spoilers, continue a leitura por sua conta. Se no filme anterior Coringa tocou o terror de forma caótica na cidade, no terceiro temos a mesma ação porém com Bane fazendo um "caos organizado pero no mucho. Aliás falando em Bane, se você lembrou do momento mais marcante dele nos quadrinhos ... ele acontece.

Tudo que o vilão faz, está marcado, pensado, friamente calculado, ou não como sair matando capanga a rodo. Em certos momentos parece que Nolan leu as Crônicas de Gelo e Fogo e assistiu Os Vingadores para pegar algumas idéias para o filme e personagens. De Guerra dos Tronos, se olharmos os diálogos de poder e prestar atenção em como Bane transmite a idéia, na hora você vai lembrar do enigma de Varys para Tyrion. Enquanto as tentativas de piadinhas do Bruce Wayne, ficam longe do piadista, milionário, playboy, filantropo e gênio, Tony Stark. da casa Stark de Winterfell

Qual é a idéia afinal? Dar Gotham aos cidadãos para que eles a governem, antes que a bomba nuclear exploda e destrua a cidade. Tá, mas e onde fica a Mulher-Gato nisso você se pergunta, certo? Ela vira aquele personagem em cima do muro afinal, é uma ladra e está do lado do "mal" no filme entretanto, depois se apaixona e ajuda o morcego.

Bruce Wayne está "acabado" e praticamente não vive mais na luz até ver Selina Kyle roubando as jóias da sua mãe na sua frente. Vendo que um novo terror está ameaçando Gotham, ele tenta voltar a forma porém, seu joelho está todo duro e há 8 anos Batman está fora da ativa.


Batman volta, todos chora, e isso graças a insistência de Blake ou melhor: Robin! O jovem luta pela cidade enquanto o heróis mascarado não consegue ou fica fora da ativa. De tanto querer ver Bane, o morcego consegue com a ajuda de Selina porém, o rumo disso não é o melhor para o morcego.

Com a coluna quebrada, começa literalmente o momento Rise do filme e Bruce Wayne começa a treinar muito para tentar fugir do poço após ter sua coluna "arrumada". A cidade já era um caos total nesse momento e enquanto parece que Bane cresce como personagem e vilão, vamos chegando ao final e vemos que, assim como um amigo me disse, Batman fica muito secundário na história porém, não diria que a cidade vive em primeiro plano como ele achou.



Com Robin tendo toda ação praticamente, o que restou ao morcego foi quase destruir Bane na sua volta porém, somos surpreendidos nesse momento. O filme tem momentos de surpresa, mas o resto não me deixou com a sensação de epicidade muito prometida, foi muito hype para pouco valer mesmo.

Alfred rouba a cena em sua atuação, não há o que reclamar do mordono até ele ir retirar sua aposentadoria no INPS.

E chegando ao final, o final de vez, esse sim foi o melhor do ilme. Cenas diretas e retas, apesar de deixar em aberto o final, assim como se o Coring fugiu ou não do Arkham Asylum, assim como outras coisas não explicadas mas vistas durante os 3 filmes, surgindo nesse terceiro.


Elenco: Christian Bale, Tom Hardy, Michael Caine, Morgan Freeman, Gary Oldman, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard
Direção: Christopher Nolan
Gênero: Ação
Duração: 165 min.
Distribuidora: Warner Bros
Classificação: 12 Anos

Nenhum comentário: