19 agosto, 2011

Review: Lanterna Verde 3D

No dia mais claro, Na noite mais densa,
O mal sucumbirá ante a minha presença
Todo aquele que venera o mal há de penar
Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”

Com o juramento do Lanterna começamos o review do herói verde do Universo DC e para começarmos vamos com a sinopse e na sequencia uma introdução sobre o personagem para ai sim, irmos ao filme.

Sinopse:


Tropa dos Lanternas Verdes é uma irmandade de guerreiros, na qual cada Lanterna Verde possui um anel que lhe garante superpoderes. Porém, um novo inimigo chamado Parallax ameaça destruir o equilíbrio das forças do Universo e o destino dos guerreiros e do planeta Terra estará nas mãos do primeiro humano a ser selecionado para a Tropa: Hal Jordan.


Lanterna Verde é um nome compartilhado por diversos super-heróis da DC Comics. Criado por Martin Nodell e Bill Finger, o Lanterna Verde original estreou em All-American Comics nº16 (1940). Reformulado como um novo super-herói com o mesmo nome nos anos 60, o personagem original ficou conhecido por Lanterna Verde Alan Scott e por um tempo adotou a identidade de Sentinela (Brasil).

O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década de 60, e também é conhecido como "O Lanterna Verde da Era de Prata". Sua identidade era a de Hal Jordan, membro fundador da Liga da Justiça da América. Apesar do excelente trabalho do desenhista Gil Kane nesse período, era um personagem de super-herói relativamente genérico até que em 1970 a DC resolveu emparelhá-lo com o Arqueiro Verde (Oliver "Ollie" Queen), em uma série de quadrinhos absolutamente inovadora e de cunho social. Essa época ajudou a consolidar o novo Lanterna Verde como um herói popular, apesar das séries subseqüentes abordarem temas mais cósmicos.

O filme começa nos apresentando o piloto de caças Hal Jordan que está indo para um grande teste no qual pode render um grandioso contrato para a base. O piloto consegue vencer os super caças que não erram e quase morre após manobra ao lembrar da morte de seu pai. O dia parecia ser o pior para Jordan, visto que até seu sobrinho não estava animado para comemorar seus 11 anos.

Ao sair da festa, Hal é escolhido e chega até o local onde caiu a nave de Abin Sur, que após sofrer derrota para Parallax, veio parar na Terra por ser o destino mais próximo para aterrissar e escolher seu substituo. O anel escolheu Hal Jordan que fica sem entender nada sobre o privilégio e o juramento dos Lanternas Verdes.

O piloto tenta fazer o juramento mas não sabe como, mesmo tentando coisas como "Shazam" e "Ao Infinito e Além" até que ao encostar na lanterna Hal faz o juramento (leia o início do post para lembrar das falas do juramento). Após receber os poderes Hal é levado para Oa, onde vive a Tropa dos Lanternas Verdes e lá descobre sobre a atual situação e ganha treinamento para entender seus poderes.

Treinando com Sinestro, Jordan se sente incapaz de estar na Tropa e volta para a Terra desistindo de ser super-herói. Por mais que ele queira se afastar dos poderes, Hal precisa entrar em ação na Terra para salvar vidas e começar sua luta contra o ataque de Parallax que pretende derrotar o herdeiro de Abin e depois Oa.

Boa parte do filme, ou melhor quase toda, se passa em Oa e no espaço e com isso, temos muita CG (computação gráfica) e ai reside a maior parte dos efeitos 3D. Algumas partes do filme o efeito está "off" porém, como a grande maioria do elenco do filme é digital, ao aparecer cenas como as que temos os Sábios, teremos (pra quem se ilude) "saltando" 3D na tela. O efeito se sai bem usado tanto desse modo quanto nas criações dos anéis.







Elenco: Ryan Reynolds, Blake Lively, Tim Robbins, Peter Sarsgaard
Direção: Martin Campbell
Gênero: Ação
Duração: 114 min.
Distribuidora: Warner Bros
Classificação: 10 Anos

Hal Jordan

Harold Jordan nasceu em Coast City no dia 5 de fevereiro, sendo o segundo de três filhos do casal Martin Jordan e Jessica Jordan. Quando criança, ele idolatrava seu pai que era um piloto de testes da Aviação Farris. Nesse período ele teve que enfrentar seus maiores medos quando seu pai morreu em um acidente de avião. Ignorando o desejo de sua família, Hal seguiu os passos de seu pai e mais tarde se juntou a Força Aérea dos Estados Unidos.

Quando um Lanterna Verde moribundo, Abin Sur, caiu na Terra, ele pediu que o seu anel procurasse uma pessoa honrada e sem medo para ser o seu sucessor. O anel escolheu Hal devido à sua capacidade de vencer o medo, assim fazendo com que ele se tornasse o Lanterna Verde.

Abin Sur

A missão do Lanterna Verde Abin Sur é lendária. Com a queda na Terra depois de escapar da entidade terrível do medo, conhecida como Parallax, Abin Sur sabia que precisava encontrar um sucessor para continuar sua missão. Usando seu anel energético para encontrar um ser humano que tivesse coragem e grande força de vontade, Abin Sur encontra Hal Jordan em seus momentos finais e passa seu anel e lanterna antes de sua morte.

Sinestro

Considerado por muitos o maior de todos os Lanternas Verdes na Tropa, Thaal Sinestro é um verdadeiro adversário para qualquer um que se opuser a ele. Liderando as patrulhas como um verdadeiro exemplo na batalha. Ele é um dos poucos seres em que os Guardiões do Universo confiam cegamente.

Tomar-Re

Tomar-Re é um dos Xundarianos de pele laranja e o Lanterna Verde do Setor 2813. Sua curiosidade natural o incentivou a estudar minuciosamente o sagrado livro de Oa. Os imortais Guardiões do Universo reconheceram seus conhecimentos e o nomearam como arquivista e protetor do livro.

Um comentário:

DIOberto disse...

Mas;
E se a nave de Abin Sur tivesse caído no sertão nordestino???
Veja: O anel não é recarregado numa lanterna (aqui no Brasil, lanterna é sinônimo de farolete). O anel é recarregado num "Lampião"!
O "cabra porreta" que o anel escolhesse no sertão, faria o juramento, com o mesmo sentido, mas adaptado ao jargão nordestino.
Seria assim:

No dia mais arretado,
Na noite mais xexelenta,
Até o tinhoso de caga,
Quando o Lampião Verde enfrenta!